segunda-feira, 23 de setembro de 2019

CNAS articula para recomposição do orçamento para a Assistência Social

CNAS realiza incidências e articula com parlamentares a urgência de recomposição do orçamento para a Assistência Social

CNAS participar de reunião com a Subcomissão de Seguridade Social e Familia
CNAS faz incidência política com o objetivo de garantir orçamento para Assistência Social  que vem sofrendo cortes desde de 2014.
      O Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, por ocasião da reunião Trimestral com os Conselhos Estaduais de Assistência Social – CEAS e CAS/DF, foram a Câmara dos Deputados para audiência pública na Subcomissão de Assistência Social, no dia 10/09, para tratar sobre o Orçamento da Assistência Social e sobre a importância de garantir a continuidade dos programas, projetos e atividades nos equipamentos da Assistência Social.
     A audiência foi realizada atendendo pedido do CNAS e estiveram presentes o deputado federal Eduardo Barbosa, presidente da Subcomissão de Assistência Social; Deputado Antônio Brito, presidente da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), Deputadas Daniela do Waguinho e Lídice da Mata e a Secretária Nacional de Assistência Social, Mariana Neris.
      No dia 12 de setembro, na Câmara dos Deputados, o Conselho Nacional também esteve presente na Audiência Pública da Subcomissão Permanente da Assistência Social da CSSF. A pauta da audiência foi a “Política de Assistência Social no Brasil”. A Presidente do Conselho, Aldenora González, participou da mesa e afirmou novamente a urgência que a Assistência Social tem na recomposição do seu orçamento.
     “Prefeitos e vereadores tem uma grande responsabilidade para garantir a rede em funcionamento. Precisam ter a assistência social como prioridade nas suas solicitações de emendas sob o risco dos Municípios pararem seus serviços no atendimento aos mais vulneráveis, impactando na saúde, educação, segurança pública e no comércio local”. Disse Aldenora Presidente do CNAS.
     De acordo com dados apresentados pelo Ministro da Cidadania, Osmar Terra, na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados, no dia 4/09, o déficit do orçamento da Assistência Social de 2019 está em torno de R$ 2,3 bilhões e para 2020, de R$ 1,150 bilhões.
Reuniões e visitas aos Congresso Nacional
    A Presidente do CNAS, Aldenora González, acompanhada da Vice-Presidente, Maria Yvelonia dos Santos, reuniram com diversos parlamentares durante essa semana para apresentar a realidade do orçamento da Assistência Social, com objetivo de sensibilizá-los e assegurar orçamento para os serviços da Assistência Social de 2019 e 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário